E-BOOK GRÁTIS!        Organização Financeira Para Autônomos

E-BOOK GRÁTIS! Organização Financeira Para Autônomos

Com este e-book gratuito o autônomo aprenderá a organizar suas finanças, ter renda previsível e como se aposentar. Preencha os campos abaixo e baixe grátis!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como economizar dinheiro: aprenda e pare de perder dinheiro!

Como economizar dinheiro: aprenda e pare de perder dinheiro!

Todo mês é aquela batalha para conseguir economizar dinheiro? Ou pior ainda, é difícil fazer o dinheiro durar até o final do mês? Saiba que você não está sozinho e esta situação é muito mais comum do que parece.

Porém, para um planejamento financeiro eficiente e para atingir o objetivo de obter tranquilidade financeira, sobrar dinheiro deve ser a primeira coisa a se fazer. Portanto, no texto de hoje iremos lhe ajudar a economizar dinheiro todos os meses.

1 – REGISTRAR AS DESPESAS

Para você que está com dificuldades em economizar dinheiro é primordial controlar as suas despesas.

Principalmente nos primeiros meses anote toda e qualquer despesa que você fizer, das mais simples às maiores. Ou seja, se você mora de aluguel, deve anotar o aluguel, mas também registre o pingado do café da manhã.

Tudo o que você gasta impacta nas suas despesas, sejam custos altos ou não. Se você gastar cinco reais por dia da semana na padaria, gastará aproximadamente cem reais por mês apenas com este tipo de despesa. Em um ano isso se torna mil e duzentos reais.

Faz diferença ou não faz?

2 – ENTENDER AS DESPESAS

Qual a diferença entre registrar e entender as despesas, você deve estar pensando? Registrar é apenas anotar, saber onde gastou. Entretanto, entender é algo mais profundo.

Assim, após ter registrado todas as suas despesas analise qual a origem de cada uma delas. Separe em despesas obrigatórias e não obrigatórias, variáveis e fixas. Dessa forma, você vai ter uma noção muito mais clara para onde está indo o seu dinheiro.

Exemplificando, o aluguel é uma despesa obrigatória e fixa. Por outro lado, o lanche na padaria é uma despesa não obrigatória e variável, pois cada dia você pode gastar um valor diferente.

Portanto, caso seja necessário cortar alguma despesa, será mais fácil entender por onde começar. É mais interessante economizar dinheiro cortando o aluguel ou o lanche na padaria?

3 – ARREDONDAR DESPESAS E RECEITAS

Essa dica é interessante e funciona bem para quando não sabemos exatamente quanto gastamos ou recebemos com alguma coisa.

Imagine que você foi jogar bola com os amigos e racharam a cerveja depois do jogo. Porém, você pagou em dinheiro, não tendo o registro do cartão de débito para conferir. Neste caso, você tem uma ideia de quanto gastou.

Assim, se você acha que gastou entre quinze e vinte reais, anote como tendo gasto vinte. Neste caso, é melhor anotar uma despesa maior e sobrar dinheiro, do que faltar por ter deixado algum valor para trás.

Por outro lado, se você tem alguma renda extra e não sabe exatamente quanto recebeu, arredonde para baixo. Neste caso a lógica é o contrário da anterior. Para economizar dinheiro é melhor contar que recebeu menos do que efetivamente aconteceu do que pensar ter recebido um dinheiro que não entrou.

4 – PAGUE SUAS CONTAS QUANTO ANTES MELHOR

Esta dica é uma que uso pessoalmente há alguns anos e me dá uma sensação de riqueza durante o mês. Sempre no primeiro dia útil reúno todos os meus boletos e os pago. Assim, já tenho todas as minhas despesas fixas pagas sobrando para os gastos variáveis e sem data fixa.

Adotando esta prática, você não vai esquecer que tem de pagar uma conta no dia 25 e vai gastar o dinheiro que está na conta em uma festa no dia 22.

Muitas pessoas se descontrolam financeiramente, pois não se lembram de todas as datas de pagamento de contas. Assim, acabam gastando durante o mês e não se recordam que ainda têm contas a pagar.

Se você é um profissional que tem receita variável, esta dica é mais importante ainda.

Também vale a pena fazer o seu investimento pessoal mensal logo no início do mês. Assim, deposite dinheiro na Poupança, faça investimentos de renda fixa ou variável.

5 – COMO ECONOMIZAR DINHEIRO: CRIE PRAZOS PARA OS OBJETIVOS

Sempre que temos algum objetivo devemos colocar um prazo para alcança-lo. Dessa maneira, estamos sempre atentos ao que precisamos fazer para atingi-lo.

Assim, se você tiver bem claro o prazo e o objetivo, irá economizar dinheiro de maneira mais natural. Isso irá acontecer porque você vai ter consciência do motivo da economia.

Por vezes, economizar por economizar pode desmotivar a pessoa e ela se descontrola financeiramente de novo.

6 – CONVERSAR COM A FAMÍLIA

para economizar dinheiro converse com a família

O papo bom e honesto pode ajudar a família a economizar dinheiro. Muitas vezes mantemos alguns serviços pensando que outros estão usando. Entretanto, não é raro acontecer de ninguém se interessar por algo que está sendo pago.

Isso costuma acontecer muito com planos de TV por assinatura. A família assina o pacote máximo, mas ninguém assiste determinados canais. Assim, uma conversa pode ser útil para saber se é possível reduzir o pacote sem que ninguém fique chateado.

O pacote de TV por assinatura é apenas um exemplo, mas clubes, academias, programas de fidelidade, podem ser outros serviços que estejam sendo pagos sem ser utilizados.

7 – CARTÃO DE CRÉDITO É DÍVIDA

Não se esqueça que cartão de crédito é uma dívida que você esta assumindo com o banco. Apesar de nos dar a sensação de ser algo bom, principalmente pelos nomes, os cartões podem tirar muito dinheiro de nosso bolso.

Dessa forma, tome muito cuidado ao usar o cartão de crédito, pois se você não controlar o seu uso e não pagar a fatura na data correta, os juros podem começar a destruir o seu orçamento familiar.

Além disso, o cartão pode trazer outras armadilhas. Como o pagamento não é feito de maneira imediata, você pode gastar mais do que havia planejado. Mesmo que você tenha o dinheiro para pagar a fatura pontualmente, o objetivo de economizar dinheiro não será atingido.

8 – EVITE DESPESAS DESNECESSÁRIAS

Os seres humanos são movidos pela emoção e é muito comum comprarmos para nos sentirmos emocionalmente melhor. Isto pode acontecer simplesmente porque não estamos felizes no trabalho ou em nossa vida pessoal.

Dessa forma, fazer uma compra traz um prazer imediato que ameniza as dores causadas pelos problemas do cotidiano.

Portanto, evite despesas necessárias que têm como objetivo curar alguma dor emocional.

9 – QUALIDADE É MELHOR DO QUE PREÇO BAIXO

Essa dica de como economizar dinheiro pode parecer contraditória. Entretanto faz muito sentido.

Nem sempre comprar o produto mais barato é o melhor para o seu bolso. Imagine que você precisa de uma calça. Após fazer algumas pesquisas encontra uma de qualidade ótima por cem reais e uma de qualidade mediana por setenta reais.

Ao contrário do que parece, talvez a de setenta reais saia mais caro. Isso acontece porque a de cem pode ser mais durável e você precise comprar outra calça daqui a um ano apenas. Porém, pelo fato de a calça de setenta reais ter uma qualidade pior, pode ser necessário trocá-la a cada seis meses.

Dessa forma, você vai gastar cento e quarenta reais em um ano ao invés dos cem gastos com o produto melhor.

Economizar dinheiro nem sempre é pagar mais barato

10 – COMO ECONOMIZAR DINHEIRO: NÃO COMPRE POR IMPULSO

Você se lembra que dissemos que muitas compras são feitas pela emoção?! Então, outras tantas são feitas pelo impulso. É muito provável que você já tenha ido ao shopping alguma vez apenas para passear e saiu de lá com uma sacola na mão.

Isso é muito comum.

Portanto, uma dica boa para economizar dinheiro é não comprar por impulso. Sempre que você for comprar alguma coisa, não a compre na primeira vez que a ver.

Ilustrativamente, imagine que você foi ao shopping e viu uma camisa muito bonita. Após experimentar, você viu que caiu muito bem em você. Porém, ao invés de comprar nesse exato momento, deixa a roupa na loja e se depois de alguns dias você ainda achar que esta compra vale a pena, volte e compre a camisa.

É bem possível que depois de um ou dois dias você nem se lembre mais da camisa. Portanto, essa compra não era necessária para você e seria feita por impulso.

Isso é bem fácil de se fazer pela internet. Deixe os produtos que você gostou no carrinho de compras. Se passar alguns dias e você ainda estiver pensando neles e decidir que são úteis, volte e faça a compra.

Não é improvável que nesse meio tempo a loja lhe envie um e-mail com um desconto para o produto. Repare como isso costuma acontecer.

De uma forma ou de outra você terá economizado.

11 – VEJA SE EXISTEM DESPESAS QUE VALEM A PENA SER CORTADAS

Se você está tendo dificuldades em controlar as suas finanças ou está ganhando pouco ou gastando muito. Por isso, é importante verificar se existem algumas despesas que podem ser cortadas.

As despesas mais fáceis de ser cortadas são aquelas não obrigatórias e variáveis. Exatamente pelo fato de serem variáveis, elas não precisam ser cortadas por completo.

Exemplificando, as despesas não obrigatórias e variáveis podem ser jantar fora, ir ao cinema, salão de beleza. Você não precisa deixar de ir jantar fora, mas pode reduzir o número mensal de visitas ao restaurante.

Outras despesas mais simples de se cortar são as não obrigatórias e fixas. Entre elas podemos citar serviços de streaming, clube, academia.

12 – COMPRE À VISTA

Uma forma interessante de economizar dinheiro é comprar à vista. Perceba que na maioria das vezes quando parcelamos, o valor total torna-se maior do que se pagássemos imediatamente.

Atualmente, com a Selic baixa e os investimentos de renda fixa rendendo pouquíssimo, não faz sentido pagar juros ao parcelar uma compra, principalmente quando os descontos são grandes.

Se o desconto for maior do que a Selic já vale a pena pagar à vista. Entretanto, se você não quiser ficar consultando a taxa básica de juros sempre que for fazer uma compra, tome por base 4% ou 5% de desconto como sendo um valor base.

13 – FAÇA LISTA DE COMPRAS

A última dica de hoje para economizar dinheiro é fazer uma lista de compras. Dessa forma, você evita ficar perdido entre o que precisa ou não comprar.

Sem uma lista você pode comprar produtos que ainda tem em casa, mas se esqueceu. A lista também serve para evitar ou diminuir compras por impulso.

COMO ECONOMIZAR DINHEIRO: CONCLUSÃO

Assim, trazemos treze boas dicas de como economizar dinheiro. Obviamente existem muito mais. Com o passar do tempo iremos trazer novas dicas. Fique atento!

Enquanto isso, baixe o nosso e-book gratuito: Como organizar suas finanças.

E-book Grátis!

6 Simples passos para organizar a vida financeira do autônomo

E-book Grátis!
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Felipe Piacenti
Felipe Piacenti

Sou Felipe Piacenti, advogado com larga experiência em planejamento de aposentadorias. Pós-graduando em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais pela PUCRS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *