E-BOOK GRÁTIS!        Organização Financeira Para Autônomos

E-BOOK GRÁTIS! Organização Financeira Para Autônomos

Com este e-book gratuito o autônomo aprenderá a organizar suas finanças, ter renda previsível e como se aposentar. Preencha os campos abaixo e baixe grátis!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Pix: saiba tudo sobre essa novidade!

Pix: saiba tudo sobre essa novidade!

Uma novidade do mercado financeiro para este final de 2020 é o Pix. Como sempre, toda novidade nos traz incertezas e inseguranças. Entretanto, estamos aqui justamente para acabar de vez com elas e fazer com que você entenda melhor sobre esse assunto.

O QUE É O PIX?

O Pix é um novo meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central. Vem para ser uma alternativa ou, até mesmo substituir, os conhecidos TED, DOC e cartões.

Por meio dele será possível fazer uma transferência e o dinheiro estar disponível na outra conta em até 10 segundos.

É importante dizer que o Pix não é um aplicativo do Banco Central. Ou seja, as pessoas não precisarão “abrir uma conta” ou fazer um cadastro no BC para poder usá-lo.

Dessa forma, você passa a entender o porquê de os bancos estarem loucos para você cadastrar o seu Pix nele. Como os bancos perderão o dinheiro das transferências, eles ao menos querem que você mantenha o seu dinheiro guardado nele. Portanto, ter a chave do Pix cadastrada no banco é útil para ele.

Como não é possível impedir que o Pix exista, os bancos estão tendo que se adaptar a essa nova realidade.

COMO CADASTRAR A CHAVE PIX?

Para criar a chave, a pessoa precisará ter uma destas quatro maneiras de se identificar: CPF/CNPJ, e-mail, número do celular ou chave aleatória.

A chave aleatória serve para que a pessoa receba pelo Pix sem precisar fornecer nenhum dado pessoal. Dessa forma, a pessoa receberá um conjunto de número, letras e símbolos que identificarão a conta destino.

Ela deverá ser criada diretamente no banco em que temos conta. Portanto, você deve ir a uma agência ou acessar qualquer meio eletrônico (internet ou app) para criar a chave.

Feito isso, o banco irá enviar uma mensagem SMS ou um e-mail com um código para validar a criação da chave Pix.

Além disso, é importante saber que não há prazo para cadastrá-lo.

Finalizando, várias chaves podem ser vinculadas a uma conta. Entretanto, não é possível vincular a mesma chave a várias contas.

POSSO MUDAR A CHAVE DE BANCO?

É possível mudar a chave de banco e para isso basta pedir a portabilidade. Mal comparando seria como mudar o seu número de telefone celular de operadora.

A mudança também pode ser feita pela simples exclusão da chave atual e a criação de uma nova. Mas é importante que todos esses procedimentos sejam feitos junto ao seu banco.

POSSO TER MAIS DO QUE UM PIX?

Sim. As pessoas poderão ter mais do que uma chave. Entretanto, para cada banco que você quiser ter uma chave Pix, você precisará fazer um cadastro diferente. Assim, para cada banco, um Pix diferente, da mesma forma como temos uma conta diferente para cada banco.

Dessa forma, você pode cadastrar o seu CPF para a chave do Banco Laranja, o seu telefone para o Banco Amarelo e o e-mail para o Banco Vermelho.

Por isso, tome cuidado: tem muito banco tentando fazer você acreditar que só é possível ter uma chave.

QUANTO CUSTA?

Por incrível que pareça, os bancos não podem cobrar nada por esse serviço. Isso mesmo, parece até bom demais para ser verdade, não é mesmo?

Esse é o motivo de este meio de pagamento fazer com que o DOC e o TED sejam praticamente extintos. Além disso, as maquininhas de cartão tão podem sofrer.

POSSO PAGAR CONTAS COM O PIX?

Sim. Porém as empresas deverão disponibilizar QR Codes para o pagamento via Pix. Dessa forma, como hoje estamos acostumados a pagar contas por meio de códigos de barra, daqui a algum tempo será comum fazer pagamentos via QR Code.

SOU OBRIGADO A TER UM PIX PARA RECEBER?

Não. Quem precisa ter uma chave é quem vai fazer a transferência. Se você não tiver o Pix, poderá receber normalmente apenas disponibilizando o número de sua conta e agência bancária.

Contudo, uma transferência de quem tem Pix para quem não tem pode demorar mais do que os 10 segundos prometidos.

Outra facilidade deste serviço é não ser necessário informar todos dados bancários para a pessoa que irá transferir dinheiro para você.

ALGUMAS CARACTERÍSITCAS DO PIX

Assim, trazemos algumas características do Pix:

  1. Meio de pagamento;
  2. Funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana;
  3. Transações feitas em até 10 segundos;
  4. Gratuito para pessoa física e MEI;
  5. Começa a funcionar a partir de 16/11/2020;
  6. Serve para pagar boletos e estabelecimentos.

PIX PODE SER BOM PARA O MEI

Se você é um Microempreendedor Individual, poderá se beneficiar do Pix. Apesar de não ser gratuito para as empresas, o MEI, apesar de ser CNPJ, terá este serviço grátis.

Nos dias de hoje, os MEIs costumam usar muito a maquininha de cartão. Portanto, pagam diversas taxas para os bancos. Agora com o Pix, além de receberem sem precisar passar todas as vendas pela maquininha, poderão fazer transferências gratuitas.

CONCLUSÃO

Assim, percebemos que o Pix é um meio de pagamento que poderá trazer inúmeras mudanças para o nosso cotidiano. Fique sempre tento às coisas que se relacionam à sua vida financeira. Siga as nossas redes sociais.

Sobre o Autor

Felipe Piacenti
Felipe Piacenti

Sou Felipe Piacenti, advogado com larga experiência em planejamento de aposentadorias. Pós-graduando em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais pela PUCRS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *